terça-feira, 4 de maio de 2010

Relatório - 04/05/2010 - A consulta

Caros bloggers

Conforme post anterior, a Renatta, na manhã de ontem(03/05/10), passou em consulta com o Neurologista Clínico Prof. Dr. Augusto César Penalva de Oliveira, em São Paulo. O Dr. Augusto faz parte da equipe que, no Brasil, é responsável pela maioria das publicações científico-acadêmico, na área Médica da Neurovirologia, possui vasta experiência e estudos no tratamento de diagnósticos virais, sobretudo os que afligem o SNC (Sistema nervoso Central).

A consulta durou cerca de uma hora, onde ele ouviu o relato de todo o histórico da doença, desde o início dos sintomas. Analisou os exames, conversou com a Renatta, fez exames clínicos (pressão, auscutamento, visão, garganta) e de reflexologia (exercícios de coordenação e reflexos). A Renatta estava muito bem, acertando e fazendo tudo corretamente. Então ele deu o parecer de que ela, do ponto de vista cerebral, NÃO TINHA PERDIDO NADA, apenas precisava ORGANIZAR A “MALA” (mental).

E de que forma? Com paciência e paciência, dosada de muita paciência! O quadro dela demonstra que foi muito bem atendida e cuidada com o tratamento indicado corretamente no tempo e rapidez necessários. Isto fez com que ela tenha tido este excelente quadro clínico. Introduziu um medicamento anti-epilético para controlar possíveis quadros que normalmente ocorrem no cérebro e impedem o bom funcionamento da recuperação/organização mental. Podemos ficar tranqüilos pois não se trata de quadro relacionado a “Ataque epilético” (da forma convulsiva como conhecemos). É apenas controle. O Tratamento é longo mas ela, já demonstra uma evolução bastante rápida!

Algumas recomendações médicas:

· Pode ver novela sim piois é a chamada “Mídia quente” onde o som e imagem já vem prontos e o cérebro não precisa “trabalhar” compondo imagens de pessoas e lugares. Via de regra, devemos evitar colocá-la em situações de confrontação com ela mesma.

· Pode andar na praia, se muito ou pouco, não há restrição clínica. Talvez física neste momento. Lembrar sempre que devemos respeitar o limite dela, não impor o nosso.

· Neste momento as emoções não devem ser fortes. Quando o cérebro associa algo emocional pelo pensamento pode vir tristeza (que a faça chorar) ou alegria (que a faça chorar). O importante é não deixá-la se aprofundar nestes tipos de emoção por enquanto.

· Leituras que não a induzam a criar imagens e/ ou associações podem ser feitas, mas no geral, é melhor não sugerir que ela leia.

· Ela perdeu, temporariamente a chamada “Inércia de movimentos” (não sabe quando parar um movimento voluntariamente) , daí a importância de cuidados e atenção quanto ao retorno de atividades do cotidiano. A boa notícia é que este quadro é totalmente reversível!!!!

· Quanto às visitas, a recomendação neste momento é para seja feita apenas por familiares mais íntimos, e com ressalvas, pois dependendo do grau de consciência dela, uma simples conversa pode gerar um constrangimento quando ela não recordar de algo e esta situação pode prejudicar a sua recuperação das memórias (pode gerar conflito interno). Pelo menos neste momento inicial de tratamento.

Portanto, clamo por mais um pouco de compreensão e paciência para os familiares e amigos, que aguardam pacientemente poder rever e abraçar nossa querida Renatta. Tenham a certeza de que ela está sentindo a força que cada um está enviando através das orações, preces e pensamentos positivos.

Muito Obrigado (por enquanto)!!!!!

4 comentários:

  1. OI RENATA AQUI É A REMADORA GILMA LEMBRA ? DEUS TE ABENÇOE... ORO POR VC E TENHO CERTEZA QUE VAI SAIR DESSA E AINDA ENSINAR MUITA GENTE A COMER DIREITO RSRSRSRSRSR BEIJOS NO SEU CORAÇÃO .

    ResponderExcluir
  2. Meu telefone é 065-81179492
    065-36247683
    e email - wglc@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Como posso entrar em contato com vocês? Também tive encefalite herpética

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata. Tenho uma situaçao de família e tou precisando marcar uma consulta com o dr. Augusto César Penalva de Oliveira. Você teria alguma dica? Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Sempre que possível daremos um retorno.Após a publicação estaremos "postando" no blog. Caso você não deseje que seu comentário seja postado, por favor nos informe. Será respeitado.