Nestes dias (21 e 22) o quadro avançou consideravelmente de forma positiva. No Feriado ela praticamente normalizou a parte fisiológica (ainda sem poder levantar da cama), alimentação liberada(porém moderada) e as suas noites de sono tranquilo tem sido mais longas.
A ressonância magnética apresentou um quadro esperado e dentro da normalidade (considerando-se a gravidade da doença) onde nota-se já uma regressão do edema e nenhum dano a qualquer parte vital, ou irreversível, do cérebro. Ou seja mesmo o quadro de "confusão mental" apresentado até o momento, é totalmente reversível após um tratamento neurológico acompanhado, e requer apenas paciência e amor. Isto ela tem de sobra da família e amigos!
Alguns medicamentos já estão sendo substítuidos para via oral, e hoje (22/04) ela já tirou o soro, mantendo apenas o "Intracat" (me desculpem os médicos se não se escreve assim) que é aquela agulha colocada de forma fixa para que o paciente possa receber as medicações e/ou soro sem precisar ficar furando o paciente com injeções e agulhas. Provavelmente a partir de amanhã ela já começará a se alimentar de forma mais sólida (atualmente era liquidificado) o que visa procurar aproxima-la da normalidade. Tem sentido fome e adivinhem o que ela manifestou ter vontade de comer e lembra ser "viciada"? Chocolate! Isso mesmo ela lembra que é chocólatra!!!
Nosso medo é de que ela, neste processo, possa ganhar alguns quilinhos a mais e perca as curvas de seu corpo conseguido com muita salada e exercícios...(rsss). Hoje ela tambem lembrou que adora dançar (diz que vai me ensinar!) , e diante de uma reportagem da CNN na Tv (como parte do exercício mental matinal) ,onde alguns executivos em Las Vegas (USA) desciam de um enorme prédio pelo lado de fora, devidamente presos em um elastico, ela afirmou ter coragem de fazer igual e que lembra ter feito coisas que ela mesmo duvidaria poder conseguir!!!
Apenas para tentar explicar melhor este quadro de confusão mental(quadro da Encefalíte Herpética), ocorre assim: A Renatta não tem, aparentemente, nenhuma sequela cerebral definitiva como perda da memória total, restrição de movimentos e/ou sentimentos, etc... A confusão deve-se ao fato do cérebro tentar "organizar" as informações, mais básicas, para que ela tenha o conhecimento, percepção e resposta aos estímulos de padrões normais (da forma como a conhecemos). Como ele, o cérebro, está acongojado com o edema (que está em fase de regressão, lenta) algumas informações "correm" por vias erradas. O vírus (assim como num computador) desestrutura as sinapses (comunicação dos neurônios) fazendo com que os raciocínios mais simples, pareçam com cálculos aritméticos infinitos. O lado positivo disto tudo é que o tratamento neurológico, apesar de longo, tem grandes e totais possibilidades de sucesso !!!
Gostaria de reafirmar alguns fatos marcantes sobre a Encefalite Herpética, que é grave e letal, sobretudo sobre as condições em que todo o processo da Renatta foi se desenvolvendo. Dentro da gravidade da doença, ela teve a boa sorte de estar dentro dos melhores prognósticos em relação a idade rapidez no início do tratamento e nível de consciência. Além disso, o vírus baixa a imunidade o que tambem nos alerta a possibilidade de contaminação por vírus hospitalar nesta fase (é tudo que NÃO queremos).Vejam:
Tratamento
A suspeita diagnóstica de encefalite herpética deve ser feita de maneira veloz, permitindo que terapia antiviral possa ser realizada de forma rápida - a morbimortalidade encontra-se intimamente relacionada com a rapidez com que se inicia a terapêutica. Quanto mais cedo se institui o tratamento, melhores serão as chances do paciente de se recuperar livre de seqüelas.
Pelo fato de a encefalite herpética possuir um caráter de alta gravidade se não tratada corretamente, o seu seguimento deve ser feito com observação médica contínua em âmbito hospitalar.
Em alguns pacientes, pode haver recidiva do quadro de encefalite, cujo mecanismo etiopatogenético não está elucidado. Porém, sabe-se atualmente que pacientes com comprometimento do sistema imunológico são mais propensos a terem quadros repetidos de infecção cerebral herpética. Nesses casos, terapêutica mais agressiva e/ou prolongada deve ser considerada.
O prognóstico da doença depende de fatores como início precoce(OK) ou tardio do tratamento, idade do paciente(OK) (pessoas com menos de trinta anos de idade demonstram melhor recuperação do que aquelas mais velhas), e nível de consciência do doente(OK) (pacientes comatosos ou semi-comatosos exibem pior prognóstico em relação à efetividade terapêutica).
Conclusão
A encefalite herpética é uma patologia um tanto rara, porém com grande risco de seqüelas e até mesmo óbito. Estas características enfatizam a importância do diagnóstico e do tratamento precoces. O tratamento é feito com aciclovir, preferentemente endovenoso, por dez a quinze dias. Deve-se acompanhar a evolução do paciente de perto para que o controle terapêutico possa ser avaliado freqüentemente quanto à sua eficácia.
Não posso terminar sem AGRADECER a todos pela compreensão (quanto as visitas) pelo carinho nas mensagens a Renatta e a nós familiares e pelas orações, preces e pensamentos positivos enviados!!! MUUUUUUITO OBRIGAAAAADOOOOOO!!!!!!
Marcio Marques Gomes
Tio
Você certamente vai se recuperar.
ResponderExcluirUm beijo grande no coração.
Xexéu.